quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Exercício 05: Ler e fazer síntese comentada do capítulo 3 do livro Manual do Conforto Térmico:


     Adequar a arquitetura ao clima de um determinado lugar significa construir espaços que possibilitem ao homem condições de conforto. São muitas as variáveis climáticas que caracterizam uma região, tais como: radiação solar, movimento aparente do sol, longitude, latitude, topografia, revestimento do solo, ventos, etc.
     Uma aglomeração urbana não apresenta, necessariamente, as mesmas condições climáticas relativas ao macroclima regional na qual está inserida, ela vai variar de acordo com todas as condições que aquele dado local está submetido.
     Uma boa Arquitetura deve ser baseada no clima local. Para uma região predominantemente quente no Brasil, por exemplo, em sua arquitetura deverá conter elementos para contribuir com a minimização da diferença entre as temperaturas externas e internas do ar. 
     Alguns estudos devem ser feitos anteriormente para entender o funcionamento do clima na região. 
     Em um clima quente-seco pode-se adotar partidos arquitetônicos que tenham, primordialmente, uma inércia elevada, a qual acarretará grande amortecimento do calor recebido e um atraso significativo no número de horas que esse calor levará para atravessar os vedos da edificação. Assim, é possível obter-se um desempenho térmico tal do espaço construído, de modo que o calor que atravessa os vedos só atinja o interior da edificação à noite, quando a temperatura externa já esta em declínio acentuado.
     Já em um clima quente-úmido, as decisões quanto ao partido arquitetônico relativo às edificações serão bastante distintas das adotadas para o clima quente seco. No clima quente úmido as construções não devem ter uma inércia muito grande, pois isto dificulta a retirada do calor interno armazenado durante o dia, prejudicando o resfriamento da construção quando a temperatura externa noturna está mais agradável que internamente. 
   No caso de um clima temperado as decisões sobre a escolha do partido arquitetônico devem ser ponderadas a partir do grau de umidade relativa do ar, da variação da temperatura anual e diária e da quantidade de radiação recebida, notadamente nas duas estações do ano mais importantes: o inverno e o verão, bem como os índices relativos à pluviosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário