quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Exercício 09: Ler e fazer síntese do Capítulo 4 do livro Manual do Conforto Térmico:


     Nas localidades onde o clima é predominantemente quente, deve-se evitar que a radiação solar direta atinja as construções e penetre excessivamente nos ambientes, prevenindo-se, assim, ganhos demasiados de calor.
     Para proteger uma edificação é necessário poder-se determinar a posição do Sol, para o local em questão, na época do ano em que se deseja barrar seus raios diretos.  E para tal é preciso alguns estudos preliminares e conhecimentos a cerca de: movimento aparente do sol, esfera celeste, zênite e nadir, pólos celestes, pontos cardeais, altura e azimute, latitude, cartas solares, entre outros.
     Muitas vezes, ao determinar o horário de insolação sobre uma superfície,podemos concluir que, em certas épocas do ano, ele é excessivo. Para impedir que a radiação solar direta atinja em demasia principalmente as superfícies transparentes ou translúcidas e as aberturas, podemos utilizar dispositivos de proteção solar.
     Para a delimitação de sombra de elementos sólidos, utiliza-se o método das projeções mongeanas, da geometria descritiva. Esse método consiste em determinar a projeção de pontos e retas nos planos horizontal (PH) e vertical (PV). A direção da sombra será obtida marcando-se o azimute do Sol, para o horário em questão, a partir do ponto cardeal Norte, no plano horizontal. O comprimento da sombra será delimitado pela altura do Sol, no mesmo horário considerado.
     O Sol, ao penetrar pelas aberturas, causará uma mancha iluminada no interior do recinto. Esta área de maior luminosidade que o restante do ambiente poderá provocar ofuscamento nos ocupantes, prejudicando o desenvolvimento de certas atividades. Pode, ainda, incidir sobre equipamentos ou quaisquer objetos de maneira indesejável ou prejudicial.


Um comentário: